Vantagens da Soldagem Robótica

A automação de soldagem oferece inúmeros benefícios para empresas de todos os portes. Desde maior produtividade e consistência de solda até custos mais baixos para produção, mão de obra e materiais.

1. Aumento da Produtividade

Resultado de imagem para productivity

Com uma capacidade de robôs para processar componentes soldados de três a cinco vezes mais rápido que humanos, operando continuamente, resistindo a um arco maior no tempo e se movendo rapidamente entre as posições da junta de solda, um sistema de soldagem robótico pode fornecer aumentos substanciais na produção.

2. Consistência e Repetibilidade

A soldagem manual requer um alto nível de habilidade e concentração para alcançar consistência e repetibilidade. Um soldador robótico pode continuar a executar com precisão o mesmo ciclo de solda continuamente, 24 horas por dia, sete dias por semana.

3. Flexibilidade

Os processos manuais de soldagem exigem vários gabaritos que são trocados a cada execução de produção. Os robôs podem economizar tempo valioso e eliminar as trocas de ferramentas, pois as plantas são dotadas de manipuladores. Independentemente do tamanho ou da forma, da peças é possível posicioná-la na montagem e mantê-la firme durante o processo de soldagem.

4. Segurança

Existem numerosos riscos de segurança para soldadores, como choque elétrico, exposição a gases e vapores tóxicos, e queimaduras instantâneas do soldador na córnea dos olhos.

5. Qualidade

Um soldador robótico pode alcançar uma qualidade superior, garantindo o ângulo de soldagem correto, velocidade e distância com repetibilidade de precisão de (+ 0,04 mm). Garantir que cada junta de soldagem seja consistentemente produzida com a mais alta qualidade reduz significativamente a necessidade de um retrabalho dispendioso.

6. Trabalho

Com a escassez de trabalhadores qualificados, os soldadores robóticos ajudaram a superar esse problema. Enquanto soldadores manuais ainda serão necessários para trabalhos que tenham um alto grau de personalização, um soldador robótico aliviará os problemas em horários de pico reduzindo horas extras e a necessidade de contratar e treinar pessoal extra.

7. Reduzir Consumíveis

Com a soldagem manual, o tamanho da solda é determinado pelo operador e pode resultar em uma solda maior do que a necessária. Os robôs são programados para soldar sempre ao comprimento e tamanho corretos do requisito conjunto, proporcionando uma economia significativa ao longo do tempo.

8. Custos de Produção Reduzidos

Através de melhorias na qualidade, consistência e produtividade, um sistema robótico de soldagem pode fornecer peças a um custo reduzido. Outras economias também podem ser feitas através de consumo de energia reduzido e custos de consumíveis, além de reduzir a remuneração dos trabalhadores e os custos de seguro.

9. Redução na Distorção da Solda

A distorção em uma solda ocorre a partir da expansão e contração do metal de solda e do metal base adjacente durante o ciclo de aquecimento e resfriamento do processo de soldagem. Os soldadores robóticos são ajustados para dimensionar corretamente a solda para os requisitos da junta, minimizar a quantidade de passes de solda e concluir o processo com velocidade para minimizar o aquecimento do metal circundante, que pode se expandir e levar à distorção.

10. Maior Vantagem Competitiva

A implementação de uma solução de soldagem robótica pode diferenciar as empresas da concorrência, permitindo a conclusão e a entrega mais rápidas dos produtos, garantindo qualidade consistente.

A Disposição

Entre em Contato

Endereço

  • Rua dos Imigrantes , 500

  • Sala 12 - Rau
    Jaraguá do Sul / SC

  • CEP : 89254430

Contato

  • 47 99222 6363

©TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARTTES AUTOMAÇÃO. DESENVOLIDO POR OUSAR